top of page
Buscar
  • Foto do escritorFator Diversidade

CONHEÇA O PROGRAMA 'CONECTA DIVERSIDADE'

Atualizado: 12 de dez. de 2022


Temos uma novidade para você:


A Fator Diversidade, com o apoio da Consultoria Mezcla, desenvolveu o programa 'CONECTA DIVERSIDADE', criado para que as iniciativas de diversidade de sua empresa gerem cada vez mais resultados estratégicos à organização. Conseguimos isto agindo nos comportamentos, atitudes, motivações e relações de pessoas-chave, resultando na transformação do ambiente organizacional, se tornando cada vez mais fértil e propício às práticas de Diversidade, Equidade e Inclusão.


Desafios da Área de DEI e a Pressão por Resultados Estratégicos:

Se você é uma das pessoas responsáveis por implementar estratégias e processos de Diversidade, Equidade e Inclusão em sua empresa, provavelmente, já percebeu que existem algumas expectativas depositadas sobre seu papel e os resultados que esperam que sua área promova à organização. Além de cuidar dos indicadores de performance da própria área de Diversidade em si, como, por exemplo, aumentar a representatividade de pessoas de grupos minorizados nos diversos cargos e níveis da organização, existe também o desejo ou até mesmo certa pressão para que as práticas de diversidade, uma vez implementadas, promovam elevação também nos indicadores de negócio. Isso porque diversos estudos e pesquisas recentes têm atestado que empresas que praticam diversidade são mais bem sucedidas do ponto de vista de inovação, vendas, faturamento, além das contribuições para a própria reputação da marca. Desta forma, mais do que apenas pela responsabilidade social, empresas investem em DEI também para elevar performance e, por conseguência, tornarem-se mais competitivas. Até aqui, nada de novo. Mas o que fazer quando o resultado não vem como o esperado?


Mas e quando os resultados não chegam:

Onde está o problema? Na estratégia? Nos processos?

Muitas vezes, mesmo após implementados processos maduros e consistentes de DEI, as pessoas responsáveis pelo tema percebem que ainda não estão conseguindo alcançar resultados de negócio em sua mais alta potência. Algumas, inclusive, começam a questionar as próprias práticas ou estratégias por elas implementadas, acreditando que o problema esteja nos processos. Será?

Em nossas pesquisas, percebemos que até mesmo algumas empresas que investem fortemente na pauta com processos e estratégia robustos não têm alcançado os melhores resultados porque muitas pessoas executam as práticas de DEI sem estarem verdadeiramente conectadas ao tema, agindo de maneira proforma ou apenas por obrigação. Quando a diversidade não é praticada de forma genuína, as pessoas que trabalham na organização percebem e criam uma visão negativa sobre as iniciativas e isso impede a empresa de alcançar os melhores resultados. Como reverter isto?


A partir de nossos estudos e vivência em empresas, descobrimos dois fatores estratégicos que precisam ser trabalhados para essa virada de chave. E a notícia boa é que, provavelmente, você não precisará redesenhar sua estratégia nem seus processos de diversidade!


CONEXÃO E CONFIANÇA: Dois Fatores para o Sucesso nos Resultados de DEI:

Os dois fatores-chave que muitas vezes são desconsiderados ou subvalorizados e que desempenham papel fundamental para potencializar o impacto de DEI nos resultados do negócio estão no campo das Pessoas e das Relações, e não das Estratégias ou Processos. São eles:

CONEXÃO: O primeiro é promover a Conexão de cada pessoa com a diversidade, atingindo o interior de cada indivíduo, para promover a mudança de dentro pra fora. Conectar as pessoas com Diversidade significa transformar o olhar delas para o tema, a predisposição, disposição, vontade ou energia com que elas passam a tratar o tema.

CONFIANÇA: O segundo é estabelecer a Confiança entre as pessoas, para que estas acreditem mais nas intenções umas das outras, bem como confiem também nas motivações da empresa ao implementar iniciativas de DEI. Confiança está diretamente relacionada à Diversidade porque todas as pessoas estão sujeitas a erros dentro de suas vulnerabilidades. E, quando isto ocorre, o processo de aprendizado e resolução de problemas e conflitos acontece de forma muito mais natural quando existe confiança mútua nas intenções positivas.

Pensando nisso, a Fator Diversidade desenvolveu uma solução oferecida em parceria com a Mezcla Diversidade que vai lhe ajudar a atuar na ativação destes dois fatores-chave. Conheça a seguir o Programa, seus conteúdos e metodologia:

SOBRE O PROGRAMA:


1) O que é o CONECTA DIVERSIDADE:

É um programa de DEI voltado a empresas que desejam desenvolver as pessoas que trabalham nela a se conectarem mais verdadeiramente com o tema e serem capazes de contribuir para a promoção de um ambiente no qual se sintam seguras e tenham mais confiança nas intenções umas das outras, bem como nas motivações da empresa em relação às iniciativas de DEI. O programa é dividido em dois módulos: o primeiro ativa a conexão e a favorabilidade das pessoas ao tema. O segundo fortalece a confiança das pessoas nas relações, no ambiente e nas iniciativas de diversidade.


2) Qual o formato do programa:

É possível realizá-lo em formato 100% on-line ou 100% presencial. Dependendo da preferência da empresa contratante.


3) A que tipo de empresa se destina:

O programa é compatível com empresas de todos os portes e segmentos, cujas pessoas empregadas podem estar centralizadas ou espalhadas por diversas regiões do País, uma vez que o trabalho ocorre em formato on-line.


4) Como funcionam os módulos:

O programa foi desenvolvido modularmente de modo que os dois módulos que o compõem podem ser oferecidos juntos, consecutiva ou paralelamente. Como os módulos são independentes, de acordo com as necessidades da empresa, também é possível oferecer apenas um dos módulos, separadamente. O primeiro módulo foca em desenvolver a conexão das pessoas com o tema de forma mais legítima e genuína, partindo do interior de cada indivíduo. Visa favorecer a disposição, energia e até mesmo a vontade com que as pessoas trabalham o tema, a partir de um novo sentido ou um novo olhar. O segundo módulo é uma formação ou instrumentalização de pessoas para atuarem internamente como Fatores de Diversidade, ou seja, como agentes com papel ativo na transformação e evolução do ambiente da empresa, focando na promoção de diálogos, vínculos e ambiente seguro.

5) Que conteúdos são abordados:

Os conteúdos apresentados incluem: Dados sobre contexto social no Brasil e no mundo; Informações de mercado e pesquisas nacionais e/ou internacionais, bem como do cenário das organizações; Alinhamento de conceitos essenciais à diversidade e inclusão; Conteúdos com base científica sobre como funciona nosso comportamento e nossa tomada de decisão em questões relacionadas ao tema; Base conceitual fundamentada em especialistas e estudiosos em Teoria U, CNV, Psicodrama e Redes de Convivência. Além disto, parte do conteúdo é coconstruído em tempo real de forma coparticipativa junto ao público presente com a participação ativa das pessoas, trazendo relatos e percepções com base em suas trajetórias.


6) Qual a metodologia utilizada:

O trabalho é pautado na metodologia ‘Os 7E’s da Inclusão’, de autoria da Fator Diversidade, cuja eficácia foi reconhecida pelo Selo de Direitos Humanos e Diversidade da Prefeitura de SP em 2022, além de atestada pelo corpo docente da coordenação acadêmica do MBI da Universidade Federal de São Carlos em 2020. O método recebeu este nome por possibilitar que cada pessoa participante consiga: 1) Expressar-se, 2) Experienciar, 3) Elaborar ideias; 4) Edificar planos; 5) Envolver pessoas chave; 6) Ecoar e Acolher a voz das pessoas; 7) Efetivar e sustentar os resultados (você pode conhecer em detalhes ‘Os 7E’s da Inclusão’, acessando o site da Fator Diversidade). Em termos práticos, a metodologia deste programa promove explanação expositiva, atividades individuais, atividades em grupo, acompanhamentos em formato de mentoria coletiva, além de estímulos artísticos por meio de performances e leituras dramáticas relacionadas ao contexto de diversidade.


7) Qual a duração e carga horária:

O primeiro módulo consiste em um encontro em formato de Workshop de 2h30. O segundo módulo consiste em três encontros de formação de 3h cada somados a três mentorias de 1h cada, perfazendo o total de 12h no módulo. A duração estimada do programa varia de 03 a 05 meses, a depender da estrutura da empresa, quantidade de pessoas participantes e disponibilidade de agenda das mesmas. A partir da contratação do serviço, o cronograma é elaborado com coparticipação da empresa contratante.

8) Em qual estágio de maturidade a empresa precisa estar para aderir ao programa:

O programa é perfeitamente adequado aos mais diferentes estágios de maturidade da empresa, ou seja, é bem-vindo em empresas que estão começando a estruturar suas ideias ou processos de diversidade, bem como em empresas que já estão mais amadurecidas no tema. Como o foco do programa está em potencializar a conexão de pessoas com a Diversidade e elevar os níveis de confiança no ambiente, não existe um estágio ou momento mais adequado para a empresa aderir. Se sua empresa estiver prestes a iniciar a implementação de processos de Diversidade, este programa desempenhará o papel de “arar o terreno ou preparar o campo”, ou seja, vai servir para tocar e sensibilizar as pessoas para abraçarem a causa que está por vir. Por outro lado, se sua empresa já possui estratégia, políticas e práticas de diversidade estabelecidas, este programa terá o papel de potencializar os resultados transformando a forma como as pessoas fazem o que já fazem, ou seja, inserindo um novo olhar, um novo sentido e significado naquilo que já fazem. Neste sentido, o principal objetivo é fazer com que as práticas que, eventualmente, eram realizadas de maneira proforma, passem a ser realizadas com maior disponibilidade e engajamento. Isto porque, mesmo em empresas nas quais processos de diversidade já ocorrem há tempos, pode haver falta de confiança entre as pessoas ou no ambiente, bem como ações que são executadas apenas “por obrigação”. E isso fica perceptível no ambiente de trabalho, podendo, inclusive, transparecer externamente para o mercado, clientes e outros stakeholders.


9) Quem pode participar:

A empresa contratante pode escolher quem participa do programa. O primeiro módulo é aberto para todas as pessoas que trabalham na empresa, se a contratante assim desejar, ou para equipes ou grupos específicos de acordo com a necessidade apontada. Já o segundo módulo é direcionado a um público criteriosamente selecionado pela contratante, com perfis e características específicos, para ser desenvolvido e instrumentalizado de forma que estas pessoas atuem como agentes em prol da diversidade, transformando o ambiente da organização ou de áreas específicas.


10) Que resultados a empresa pode esperar após a conclusão do programa:

Espera-se, a partir da implementação do programa, a obtenção de ambientes mais saudáveis nas empresas, uma vez que o programa visa promover:

- Pessoas colaboradoras conectadas mais verdadeiramente ao tema DEI;

- Processos e iniciativas de DEI sendo feitos de maneira mais genuína e proativa;

- Elevação dos níveis de Confiança entre as pessoas e em relação à empresa;

- Fortalecimento de vínculo entre pessoas favorecido por diálogos abertos e empáticos.


11) Quem realiza/ministra o programa:

Consultores Especialistas e Artistas da Fator Diversidade. Conheça-os acessando o site www.fatordiversidade.com.br

12) Como faço para contratar o programa para minha empresa:

Entre em contato conosco pelo e-mail abaixo. E lembre-se: Clientes da MEZCLA e da FATOR DIVERSIDADE têm benefício e condição especial.


Fale conosco: contato@fatordiversidade.com.br

66 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page