![Foto ilustrativa de plantas do tipo Vitória Régia](https://static.wixstatic.com/media/98802a_65297aceb9e7494a84236c4ddad744c9~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_676,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/98802a_65297aceb9e7494a84236c4ddad744c9~mv2.jpg)
Neste dia 07 de Fevereiro, é celebrado o Dia Nacional da Luta dos Povos Indígenas. O fundamental papel das empresas na promoção da diversidade e inclusão deve abranger também a valorização da cultura e dos direitos dos povos indígenas. Ao reconhecer e respeitar a diversidade cultural, além de possibilitar a criação de ambientes mais acolhedores e representativos dentro de seus quadros, as organizações promovem um novo olhar das pessoas para os povos originários, independentemente de estas pessoas trabalharem juntas ou não.
Mesmo que a pauta indígena eventualmente não demande como principal foco a inclusão ou atração destas pessoas para dentro das organizações, as empresas podem buscar parcerias e colaborações com comunidades indígenas, promovendo o desenvolvimento econômico sustentável e o respeito aos conhecimentos tradicionais. Isso não apenas fortalece as relações com essas comunidades, mas também contribui para a preservação da cultura e do meio ambiente. E, neste caso, podemos notar o quanto a temática extrapola a questão da Diversidade e Inclusão e percorre sobretudo as questões Ambientais (o 'E' da sigla ESG).
Isto evidencia o quão estratégico pode ser às organizações agirem como aliadas da luta dos povos indígenas, afinal, é uma luta que deveria ser de todos os seres humanos pois impacta a preservação de nosso ecossistema. Ao abordar o Dia Nacional da Luta dos Povos Indígenas, as empresas têm a oportunidade de promover discussões sobre a importância do respeito à diversidade, da inclusão, da justiça social e da preservação do meio ambiente. Essas reflexões podem levar a ações concretas que impactem positivamente tanto o ambiente interno das organizações quanto as comunidades externas.
Comments