Buscar
  • Fator Diversidade

Construção de Cultura de Diversidade para Startup de Agro

Atualizado: 23 de set. de 2021

Perfil do Cliente: Startup de Agronegócio

Cenário e Contexto: Como todo negócio de caráter inovador, a diversidade é peça-chave da estratégia deste cliente da Fator Diversidade. Antes mesmo de se tornar pauta organizacional, o interesse por diversidade e inclusão já se fazia presente em muitos colaboradores da Startup. O acometimento do mundo pela pandemia fez com que os responsáveis pela organização demonstrassem interesse ainda maior em cuidar das necessidades, inclusive emocionais, das pessoas, sobretudo no que se refere àqueles pertencentes a grupos socialmente fragilizados. Foi neste contexto que, no primeiro semestre de 2020, deu início à parceria com a Fator Diversidade. Mais do que apenas cuidar de objetivos e metas estratégicas, os Sponsors do projeto demonstraram interesse em acolher as necessidades emocionais, vulnerabilidades e anseios do time para promover o sentimento de inclusão.

O que fizemos: Assim como em todo o mundo, as pessoas estavam aprendendo a lidar com a nova realidade trazida pela pandemia e os impactos do distanciamento social e trabalho remoto. Desta forma, o programa de desenvolvimento de pessoas em D&I promovido pela Fator Diversidade teve início com uma intervenção com todos os colaboradores da empresa reunidos a distância on-line sob o tema 'Diversidade Emocional', que contou com roda de conversa para ouvir e acolher as manifestações de seus colaboradores, além de uma performática leitura de cenário refletindo os contextos macro e micro do então momento. Logo ao final deste primeiro encontro, foi lançada a formação do Comitê de D&I, abrindo participação a voluntários, devido ao engajamento dos colaboradores. Entre o primeiro e segundo encontro, este engajamento foi mantido e preservado sob iniciativas promovidas pelo programa propondo exercícios que estimulavam um olhar empático de um para os outros. E, a partir do segundo encontro com todo o grupo, ainda em 2020, trabalhamos a D&I a partir do olhar para o coletivo, focando na expansão de consciência. "Para enxergar o outro, é preciso primeiro olhar para si mesmo. É importante se reconhecer para reconhecer o outro. Por isto, o início do programa foi desenhado para acolher às necessidades emocionais e fazer com que as pessoas enxergassem suas próprias questões em relação à diversidade para, depois, promover um olhar empático e coletivo", explica Fernanda Luz, sócia-diretora da Fator Diversidade.

O impacto dos resultados do programa de 2020 foi tão grande na sensibilização e engajamento do time, que, em 2021, o direcionador estratégico da empresa passa a ser Diversidade, Inclusão e Diálogo como foco da Cultura Organizacional. Desta forma, iniciamos nosso segundo ano de parceria, expandindo o projeto da Fator Diversidade no cliente, conectando todas as demais iniciativas de D&I da empresa. Desta forma, além de trabalhar o engajamento do grupo de colaboradores como um todo, passamos a desenvolver estas pessoas em seus respectivos papéis, implementando programas para os diversos públicos internos: Sponsors de D&I, Liderança, Membros do Comitê, dos Agentes o Clima, RH e pessoas que são Agentes da Transformação desejada socialmente. A metodologia base do programa de desenvolvimento de pessoas em D&I foi 'Os 7E's da Inclusão', que mistura a Arte com a Ciência do Comportamento (antropologia) para promover a sensibilização, engajamento e desenvolvimento de pessoas. Os colaboradores foram capacitados e instrumentalizados em seus papéis em relação à diversidade. O suporte da consultoria, além de desenvolver competências, favorecer as relações e promover o acolhimento às necessidades emocionais, ofereceu suporte também para a efetivação e sustentação às pessoas e ao negócio, por meio de acompanhamento de resultados.

Resultados: Hoje, a Cultura de Diversidade, Inclusão e Diálogo já é uma realidade na empresa, as pessoas dialogam de forma aberta e se sentem cada vez mais à vontade para serem autênticas. Neste momento, a empresa já dobrou de tamanho desde o início do projeto e estamos indo para o terceiro ano do Programa de D&I, ampliando ainda mais o escopo de atuação em 2022.



52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo