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  • Fator Diversidade

Case: Consultoria para Implantação de Programa de Diversidade & Inclusão

Atualizado: Ago 6

Perfil do Cliente: Indústria Líder em Produtos para Construção Civil.


Cenário e Contexto: Com base no resultado da Pesquisa de Censo e na estratégia da organização para se tornar uma empresa do sistema B, nosso cliente solicitou um programa que contribuísse para que a pauta de D&I fosse fortalecida tanto para a cultura interna (ambiente de confiança, cada vez mais aberto ao diálogo e com iniciativas voltadas para a diversidade e inclusão), quanto externamente, na imagem que a organização passa para clientes, fornecedores, acionistas e toda sociedade. Para isto, solicitou nossa intervenção consultiva para desenvolver um programa anual de Diversidade e Inclusão, capacitando os Grupos de Trabalho, executivos e outros níveis de liderança, bem como profissionais de RH.


O que fizemos: Por meio da metodologia 'Os 7E's da Inclusão', a Fator Diversidade iniciou a jornada no final de 2020, fazendo um mapeamento de cenário com base em tudo que fora exposto pelos colaboradores (resultado de Censo, pesquisa de engajamento, feedbacks e outros insumos). A partir deste mergulho profundo, desenvolvemos o programa anual de Diversidade e Inclusão para 2021. Este programa conta com diversas iniciativas e intervenções, começando pela formação e acompanhamento de comitê e grupos de trabalho, abrangendo pessoas de cidades espalhadas pelo País em diferentes cargos e formações, pertencentes a diferentes grupos identitários. Além disso, o programa, que, por meio de diálogo, facilitação de grupos e intervenções artísticas, realiza o desenvolvimento de líderes, mentoria a sponsors, programas de sensibilização de diversos públicos e geração de conteúdo para troca de conhecimentos e práticas, tanto internamente, através, por exemplo de vídeos e podcasts, quanto externamente, propiciando benchmark. Além disso, a empresa vem promovendo diversas iniciativas em relação à D&I, como Webinars, Workshops, Guias Cartilhas, Talks, Encontros Internos, Visitas a plantas para estruturar a experiência de inclusão e bate papos com figuras influentes do ativismo como Top Voices nos temas.


4) Resultados: Além do elevado nível de satisfação e engajamento dos próprios participantes do programa inicial (que, voluntariamente, se candidataram para participar ao Comitê de Diversidade e Grupos de Afinidade), foi possível perceber um impacto tão positivo logo no início, que o projeto foi ampliado e se tornou ainda mais estratégico, elevando a abrangência da população interna e se estendendo para o ano subsequente.


Os resultados são tantos em tão pouco tempo, que, hoje, tanto o cliente já é visto como referência, apresentando seu case para outras empresas e inspirem em suas práticas, quanto a própria Fator Diversidade já tem sido indicada e recomendada pela contratante para outras empresas que desejam aprimorar seus programas de Diversidade e Inclusão.


A unificação das agendas fez com que todos focassem em um objetivo comum, ganhando mais força, revisitando condutas internas e práticas como, por exemplo, do processo de contratação de talentos. Hoje já existe programa para contratação de pessoas com deficiência e ajustes nos processos seletivos para aumento da presença de diversidade de gênero. Mais de 10 vagas afirmativas foram abertas no primeiro semestre e isto permitiu ganhos práticos, como, por exemplo, a chegada de mulheres nas operações, inclusive de máquinas,


É perceptível o aumento da experiência de inclusão entre os colaboradores. Os grupos de trabalho se sentem empoderados e engajados para trabalhar as iniciativas de forma autônoma; Os colaboradores de plantas fabris, muitas vezes, em regiões mais afastadas fisicamente, se sentem cada vez mais pertencentes; Internamente, as pessoas sentem orgulho ao dizer que “vão participar de reunião sob o tema de D&I” e temos depoimentos de pessoas de grupos socialmente minorizados que evidenciam seu sentimento de inclusão, desde colaborador dizendo que não tem receio de falar que é gay, quanto de pessoa com deficiência dizendo que se sente abraçada como se fosse por sua família.


Toda essa movimentação interna, inevitavelmente, gerou reflexos externos. Hoje, a empresa contratante já se manifestou publicamente por meio de sua Declaração da Diversidade e, além de diversos conteúdos e publicações sobre o tema em suas páginas e redes sociais, o movimento impulsionou um novo posicionamento da marca, revelada em campanha que virou notícia em manchetes nacionais. É a diversidade como valor, dentro e fora da empresa. E, no final, todo mundo sai ganhando: líderes, colaboradores, novos colaboradores, a empresa e o negócio como um todo, acionistas e toda a sociedade.



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